
São Martinho

O Dia de São Martinho é uma festa litúrgica em honra de Martinho de Tours celebrada anualmente a 11 de novembro.
Nascido na Hungria por volta do ano 316, São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde seguiu a vida monástica. Mais tarde recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito bispo. Faleceu a 8 de novembro de 397.[1][2] A lenda mais conhecida indica que Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e, com a sua espada, cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e resguardá-lo da chuva.[3] Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: "Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou".
Érica Silva
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_S%C3%A3o_Martinho

A tradicional e secular Feira de São Martinho vai voltar ao Parque de Feiras e Exposições de Portimão, entre os dias 8 e 17 de Novembro.
Esta feira, que, segundo a Câmara de Portimão, vai para a 357ª edição – «remonta ao ano de 1662» – terá «as tradicionais castanhas assadas, as farturas, as pipocas, o pão com chouriço e outros petiscos tentadores nos bares e tasquinhas existentes no recinto, assim como vários espaços de animação com jogos diversos, carrinhos de choque e carrosséis».
Em 2019, a feira volta a ter dois dias temáticos, em que os divertimentos terão preços especiais. A 13 de Novembro, o dia destina-se a crianças e jovens (dia da juventude), enquanto o dia 17 é dedicado à família (dia da família).
No primeiro dia, 8 de Novembro, a Feira de São Martinho poderá ser visitada das 16h00 à 1h00, enquanto nos dias 9, 15 e 16 está aberta das 10h00 à 1h00. Entre 10 e 14 de Novembro abre portas das 10h00 às 24h00. No último dia, a feira funcionará das 10h00 às 24h00.
Hugo Nunes
